Alguns métodos de beleza que fazem parte do cotidiano das brasileiras vêm sendo exportados há anos, ganhando fama e até status de favoritos entre as clientes lá fora. É o caso da Brazilian wax, nome dado no Exterior à depilação supercavada da região íntima, que muitas vezes não deixa um pelo sequer para contar história.
O método se popularizou nos Estados Unidos pelas mãos das J Sisters, sete irmãs capixabas que comandaram um salão em Nova York que viveu seu auge de popularidade nos anos 1990. Outro procedimento que faz sucesso na gringa é a chamada Brazilian manicure, que tem o diferencial de remover as cutículas, pintar os cantinhos das unhas e, muitas vezes, alongá-las com uma naturalidade ímpar.
Os americanos, quando fazem serviços com brasileiros, não querem mais trocar de profissionais.
FERNANDA LINHARES
Empresária
A popularidade está em alta este ano: dê um pulo nas redes sociais e espie os vídeos marcados com as hashtags #brazilianmanicure e #brazilianwax. Há uma infinidade de postagens elogiando a qualidade das técnicas de manicure brasileiras, inclusive na comparação com o método de profissionais americanas ou russas, e outros tantos vídeos de depoimentos ao estilo “a minha primeira Brazilian wax”, em que usuárias comentam o resultado e o nível de dor na hora do puxão com cera.
O sucesso da estética Brazilian lá fora se deve a uma combinação de fatores, na avaliação da superintendente internacional do Conselho Nacional dos Profissionais da Beleza (CNPB) Fernanda Linhares, que é cosmetóloga e fundadora do Wonderful Beauty Group, empresa baseada na Flórida que oferece cursos, assessora e licencia profissionais da beleza para o mercado dos EUA. Entre os motivos estão o fato de o Brasil ser conhecido por sua cultura de valorização da beleza e da estética, e de os profissionais brasileiros terem conquistado a fama de serem habilidosos e detalhistas.